Governo do Distrito Federal

Monitoramento da potência de antibióticos utilizados na rede pública de saúde do Distrito Federal

       Sobre o Projeto

 

      O Projeto objetiva implantar na rotina do laboratório de controle de qualidade de medicamentos o ensaio de potência dos antibióticos, pelo método microbiológico, no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF).

        Estão previstos para serem analisados durante a execução do Projeto amostras de amoxicilina, ampicilina, cefalexina, clindamicina e vancomicina utilizadas na rede pública de saúde do DF.

        Com a execução deste será possível avaliar a potência dos antibióticos distribuídos na rede pública de saúde do DF, gerar resultados que aprimorarem os processos de compra de antibióticos na rede pública e também dar suporte à Vigilância Sanitária e à área de Assistência Farmacêutica nas análises de denúncias de ineficácia terapêutica no DF relacionadas ao uso dos medicamentos antibióticos incluídos neste Projeto.


Período de execução

 

Dezembro/2015 a dezembro/2018

 


Parceria

 

Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) e Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

 


Setor envolvido

 

Núcleo de Medicamentos, Cosméticos, Saneantes e Produtos para a Saúde da Gerência de Medicamentos e Toxicologia (NMCSPS/GMTOX)

Laboratório Central de Saúde Pública - Governo do Distrito Federal

LACEN-DF

SGAN 601, Lote O/P - Asa Norte