PROJETOS DE PESQUISA
Monitoramento de resistência bacteriana no Distrito Federal
Descrição: atualmente, a resistência bacteriana tornou-se um enorme desafio para a saúde pública. Nesse contexto, os bacilos gram-negativos resistentes aos carbapenêmicos e/ou à polimixina são críticos e têm causado surtos e óbitos em muitos hospitais do mundo. Assim, o laboratório de resistência monitora a emergência de genes ainda não detectados no DF e realiza a genotipagem de bactérias multirresistentes isoladas nos hospitais brasilienses.
Desenvolvimento de novos antimicrobianos
Descrição: atualmente, devido ao frequente isolamento de bactérias multirresistentes, ou pan-resistentes, há uma crescente necessidade de descoberta de antibióticos eficazes contra as bactérias pertencentes principalmente ao grupo ESKAPE (Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, e Enterobacter spp.). Então, a fim de contribuir em tal demanda, o laboratório de resistência é um colaborador do programa de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) na descoberta de novas moléculas com atividade antimicrobiana.
Monitoramento de bactérias multirresistentes em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)
Descrição: há uma frequente especulação sobre o papel do ambiente na dispersão comunitária de bactérias multirresistentes. Muitas pesquisas estão em andamento para avaliar o real impacto da descarga de patógenos hospitalares em corpos d’água que são utilizados no consumo humano. Em conjunto com a Faculdade UnB Ceilândia (FCE), o LABRES-DF está monitorando a presença de bactérias produtoras de carbapenemases em bacias hidrográficas do Distrito Federal e, no futuro, outras pesquisas poderão ser realizadas para avaliar o impacto disso na comunidade do DF.
Genotipagem de cepas de Escherichia coli UPEC
Descrição: as cepas de E. coli uropatogênica (UPEC) estão frequentemente envolvidas em infecções bacterianas em humanos, principalmente entre as mulheres, e são responsáveis por cerca de 100 milhões de casos por ano. Elas carreiam um número considerável de genes de virulência e podem ser agrupadas em diferentes genótipos. Em parceria com a Faculdade UnB Ceilândia (FCE), o LABRES-DF contribui na genotipagem de cepas de E. coli isoladas de infecção urinária. Abaixo, um artigo publicado sobre essa linha de pesquisa.
Monitoramento da potência de antibióticos utilizados na rede pública de saúde do Distrito Federal
Programa de monitoramento da água de diálise
Programa de Vigilância Sanitária – PVS (Produtos comercializados no DF)
Acordo de Cooperação Técnica entre o LACEN e a Secretaria Especial de Saúde Indígena
ARTIGOS PUBLICADOS
A
An anti-infective synthetic peptide with dual antimicrobial and immunomodulatory activities
Antibiotic combinations for controlling colistin-resistant Enterobacter cloacae
B
Boletim da resistência LABRES-DF 1-2017
C
E
M
N
NDM-Producing Enterobacteriaceae Strains among Hospitals in Brasília, Brazil
V
ESTUDOS
LACEN-DF
SGAN 601, Lote O/P - Asa Norte