Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/20 às 12h04 - Atualizado em 8/05/20 às 15h05

Biossegurança

 

POLÍTICA DE BIOSSEGURANÇA

A alta administração compromete-se:

  • Assegurar que as atividades sejam conduzidas em conformidade com o Sistema de Gestão da Biossegurança, satisfazendo às necessidades das partes interessadas em busca da excelência do seu desempenho;

 

  • Manter as competências necessárias aos seus servidores, investindo continuamente em sua capacitação e em sua atualização em conhecimentos de Biossegurança.

O QUE É BIOSSEGURANÇA?

São um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

QUAIS SÃO OS RISCOS INERENTES ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO?

Sendo risco a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos à saúde humana, animal e ao ambiente, em um laboratório são possíveis ocorrerem riscos físicos, químicos, biológicos e outros.


 

QUAIS AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA PODEM MINIMIZAR TAIS RISCOS?

 

  • Higienizar as mãos antes e após as atividades, antes e após a manipulação de agentes químicos e/ou material biológico, infeccioso, antes e após o uso de luvas;
  • Não entrar em locais de risco desconhecido;
  • Não fumar, e/ou ingerir alimentos ou líquidos na área técnica;
  • Manter os cabelos presos e ausência de barbas na área técnica;
  • Não usar adornos na área técnica;
  • Utilizar EPI e EPC necessários;
  • Paramentar e desparamentar adequadamente;
  • Outras.

MANUAIS E VÍDEOS DE INSTRUÇÃO

 

 Manual de Biossegurança Laboratorial

 

 

Higienização das Mãos

 

A Higienização das Mãos é uma das maneiras mais simples e eficazes de combater a infecção e possíveis contaminações. Deve ser realizada de acordo com a técnica, utilizando água e sabonete líquido neutro ou álcool gel 70%.

 

 

Vídeo sobre higienização das mãos

 


 

Paramentação

 

O uso do EPI exige uma sequência lógica e técnica adequada no momento de se paramentar, a fim de garantir a eficácia durante sua utilização.

 

 

Vídeo sobre paramentação

 


Desparamentação

 

Ao término da atividade, a retirada e descarte dos EPI deve ser realizado seguindo uma sequência lógica e técnica adequada no momento de se desparamentar, minimizando e/ou eliminando os riscos de contaminação.

 

 

Vídeo sobre desparamentação

Laboratório Central de Saúde Pública - Governo do Distrito Federal

LACEN-DF

SGAN 601, Lote O/P - Asa Norte